Ajuda



Pode consultar toda a informação sobre a aplicação na opção Acerca da Aplicação ou no sítio eletrónico do projeto VA|PREVENTION.


Se foi recrutado para participar no estudo clínico, deverá aceder à aplicação usando o botão Sou Utilizador. Caso tenha sido convidado por um participante do estudo clínico, deverá aceder à aplicação usando o botão Sou Rede de Suporte.


Pode aceder à aplicação VA|PREVENTION em qualquer tipo de dispositivo (computador desktop, tablet, smartphone), com qualquer sistema operativo (Windows, macOS, Android) e usando qualquer navegador (Edge, Chrome, Firefox, Safari). Contudo, é recomendada a utilização do navegador Chrome para uma melhor experiência de utilização. Outros navegadores podem condicionar a experiência de utilização.


Sim, a conexão à internet é imprescindível para o funcionamento da aplicação VA|PREVENTION.


Nesta fase, a aplicação VA|PREVENTION apenas está disponível para pessoas que participam no estudo clínico e que são recrutadas pelas Unidades de Saúde e Farmácias envolvidas.


Se se esqueceu da sua palavra-passe, não se preocupe. É possível recuperar o acesso através do processo descrito no Manual do Utilizador. Consulte a secção “Recuperar a palavra-passe” correspondente ao seu perfil de utilizador na aplicação: utilizador primário ou rede de suporte.


A Ema é uma coach virtual que tem como objetivo apoiar a mudança de hábitos para uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. Esta ajuda a prevenir a diabetes tipo 2 em adultos com alto risco de desenvolver esta doença.


Os menus Saber mais sobre a alimentação e atividade física são um complemento que poderá recorrer para testar e expandir os conhecimentos sobre escolhas alimentares e atividade física. Como utilizador primário e participante no estudo clínico, a expetativa é que interaja diariamente com a Ema porque poderá ter mais benefícios para a sua saúde.


Pode Falar com a Ema diariamente e em qualquer altura do dia. Contudo, a Ema está programada para realizar apenas uma interação por dia com o utilizador. Assim, quando já tiver realizado uma interação nesse dia, surgirá uma mensagem com a indicação para voltar no dia seguinte.


Embora as interações com a Ema não sejam obrigatórias, é recomendado que o faça regularmente para potencialmente ter mais benefícios para a sua saúde e ter aconselhamento personalizado.


Se não conseguiu realizar interações diárias com a Ema, não há problema. A Ema irá adaptar a próxima interação com base nos dias em que não houve contacto e na última interação realizada, permitindo que continue normalmente.


Não, não é possível repetir a conversa anterior com a Ema. Cada dia é diferente e é planeado com base nos resultados e progresso já registado.


Os diálogos com a Ema são sempre focados em hábitos muito específicos. Estes diálogos são uma parte central do apoio que é prestado.


Sim, pode interromper a conversa com a Ema a qualquer momento. A Ema ajustará a conversa tendo em conta o momento interrupção. Se interromper em determinados momentos poderá ter que iniciar novamente a mesma conversa.


As informações que partilha com a Ema são utilizadas para determinar a melhor forma de apoiar a mudança de hábitos. Cada pessoa tem informação personalizada de acordo com as informações partilhadas. Estas informações também permitem alimentar a funcionalidade Consulta dos resultados e evolução, onde se encontram gráficos e indicadores sobre o seu progresso.


São menus educativos interativos que ajudam a melhorar os conhecimentos sobre escolhas alimentares e atividade física. Os utilizadores podem testar o seu conhecimento através de perguntas de múltipla escolha e receber explicações sobre as respostas corretas.


Depois de iniciar sessão na aplicação, basta selecionar Saber Mais Sobre a Alimentação ou Saber Mais Sobre a Atividade Física no menu principal.


    Cada uma oferece diferentes temas e tópicos. Por exemplo:
    • Saber mais sobre alimentação: pode explorar temas como Hortícolas e Leguminosas.
    • Atividade Física: pode explorar temas como o Comportamento Sedentário e Atividade Física.


Cada tema contém tópicos com perguntas de múltipla escolha. Após selecionar uma resposta, a aplicação indica se está correta e fornece uma breve explicação.


Sim, pode voltar a qualquer tópico para voltar a responder às perguntas.


Sim, as respostas são guardadas quando concluir todas as perguntas de um tópico.


Na funcionalidade Consultar os meus resultados e evolução pode consultar os tópicos respondidos e os que ainda estão por responder.


É uma funcionalidade em que o utilizador primário poderá adicionar pessoas, por exemplo, familiares ou profissionais de saúde, que possam ajudar no seu processo de mudança. Estas pessoas terão acesso aos resultados e evolução do participante e poderão trocar mensagens pela aplicação.


Para adicionar uma nova pessoa à Rede de Suporte, o utilizador primário terá de aceder à funcionalidade Gerir a minha rede de suporte e, em seguida, clicar no botão Adicionar um novo elemento à minha Rede de Suporte. Nesta funcionalidade, o utilizador primário terá de registar um nome como referência para este novo elemento e gerar novos códigos. Estes códigos são partilhados com a pessoa que o utilizador entender. Após a partilha, o novo elemento deverá registar-se com esses novos códigos e ficará a fazer parte da Rede de Suporte do utilizador primário. Informação mais detalhada é fornecida no momento em que o tentar fazer.


Sim, é possível remover utilizadores da Rede de Suporte. Para isso, basta aceder à funcionalidade Gerir a minha rede de suporte e na lista de pessoas, selecionar aquela que deseja remover, clicando no botão de remoção. De seguida, terá que confirmar a decisão e o elemento deixará de fazer parte da Rede de Suporte e de conseguir visualizar os seu resultados e evolução.


O elemento deve registar-se na aplicação, utilizando os códigos fornecidos pelo utilizador primário. Cada elemento da Rede de Suporte tem um código único.


A funcionalidade Consultar os meus resultados e evolução serve para visualizar o seu progresso ao longo do tempo, incluindo dados como o número de interações com a Ema, uso dos menus Saber mais sobre a atividade física e alimentação , objetivos definidos e alcançados. Poderá ver esta informação sob a forma de gráficos e tabelas. Por exemplo, esta funcionalidade permite acompanhar a evolução do número de passos realizado em relação ao objetivo definido com a Ema de forma mais clara, visualizar os objetivos de alimentação estabelecidos e verificar se foram ou não atingidos. Além disso, oferece a possibilidade de partilhar essas informações com a sua Rede de Suporte.


O conteúdo disponível em Consultar os meus resultados e evolução está acessível apenas ao utilizador e aos elementos da sua rede de suporte, previamente convidados e registados. O utilizador pode remover qualquer membro da rede de suporte a qualquer momento, caso decida fazê-lo e estes deixam de aceder a este conteúdo.


As informações são extraídas das conversas com a Ema e das respostas fornecidas nos menus Saber mais sobre a atividade física e alimentação .


A ausência dessa informação ocorre porque ainda não foram concluídas as interações com a Ema que verificam se alcançou o objetivo estabelecido. Só estará disponível se alcançou o objetivo após a verificação deste em dias específicos da interação com a Ema.


Essa mensagem surge porque ainda não realizou interações com a Ema sobre hábitos alimentares. Assim que concluir pelo menos uma interação sobre a alimentação, as informações começarão a ser exibidas.


Essa mensagem é exibida porque ainda não realizou nenhuma interação com a Ema relacionada com os hábitos alimentares. Assim que completar pelo menos uma interação, poderá visualizar os detalhes.


Essa mensagem é exibida porque ainda não respondeu a nenhuma pergunta sobre alimentação no Saber mais sobre a alimentação. Assim que concluir pelo menos um tópico, poderá aceder às informações correspondentes.


Essa mensagem é exibida porque ainda não realizou nenhuma interação com a Ema relacionada com a prática de atividade física. Assim que completar pelo menos uma interação, as informações serão disponibilizadas.


Essa mensagem é exibida porque ainda não realizou nenhuma interação com a Ema relacionada com a atividade física. Assim que completar pelo menos uma interação, poderá visualizar os detalhes.


Essa mensagem é exibida porque ainda não respondeu a nenhuma pergunta sobre a atividade física no Saber mais sobre a atividade física . Assim que concluir pelo menos um tópico, poderá aceder às informações correspondentes.


Aceda à aplicação através do navegador (Edge, Chrome, Firefox ou Safari) em qualquer dispositivo. Na página inicial, escolha a opção Sou Rede de Suporte e, caso ainda não tenha conta, clique em Registar.

Precisa de dois códigos fornecidos pelo utilizador primário que pretende acompanhar: o Código de Utilizador e o Código de Acesso. Após introduzi-los, deve preencher os seus dados e criar uma palavra-passe segura. Este Código de Utilizador será aquele que deve usar para iniciar todas as suas sessões.

Realize Login na aplicação com as credenciais com as quais se registou na aplicação. Relembro que o primeiro Código de Utilizador com o qual se registou na aplicação, é aquele que utilizará em todos os acessos a esta. Seguidamente, no painel da aplicação, clique em Adicionar utilizador primário e introduza os dois códigos fornecidos pelo novo utilizador (Código de Utilizador e Código de Acesso).

Pode consultar os resultados e evolução dos utilizadores primários que acompanha, escolhendo entre a alimentação e atividade física.
  • Indicadores de utilização aplicação em que é possível visualizar os tópicos, organizados por temas, que o utilizador primário respondeu no menu Saber Mais sobre a alimentação e Saber Mais sobre a atividade física . Pode ainda consultar o número de interações com a Ema que o utilizador realizou e aquelas que estão previstas.
  • Nos indicadores dos hábitos alimentares, pode encontrar tabelas onde tem os objetivos estabelecidos pelo utilizador primário e o deste progresso em relação a esses objetivos. Nos indicadores de atividade física, encontrará o número de passos que o utilizador primário definiu e aqueles que conseguiu realizar.

Sim. A aplicação permite a troca de mensagens assíncronas com os utilizadores primários que acompanha. As mensagens assíncronas não exigem que ambas as pessoas estejam ligadas à aplicação em simultâneo para comunicar.

Sim. Pode alterar o nome de visualização de cada utilizador primário para facilitar a distinção entre eles.

Sim, a qualquer momento é possível remover o utilizador primário que pretende.

Para garantir que recebe a assistência adequada, disponibilizamos o seguinte contacto para suporte técnico, esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais: vaprevention.suporte@egasmoniz.edu.pt